Meditação: meu corpo, meu templo! Saiba mais
A meditação com pedras traz muitos benefícios para a saúde física e mental. Quer saber algumas dicas de meditação? Aprenda o que precisa de saber antes de começar. Não é preciso isolar-se nas montanhas ou num templo entre as colinas para meditar. Hoje, só precisa de reservar alguns minutos e gradualmente incorporar a meditação na sua rotina.
A meditação é autocuidado. A partir do momento em que se liga a esta prática, reforça o seu lado espiritual e intelecto e até aumenta a sua capacidade de intuir e de se concentrar.
Lembre-se que a meditação é uma das formas mais fáceis de se sintonizar com a energia das pedras, e é útil mesmo para principiantes.
Agora que se convenceu de que é possível usar técnicas de meditação para limpar a sua mente, o que é uma das respostas mais eficazes para encontrar equilíbrio e alívio do stress, veja algumas dicas de meditação que separamos para vocês.
Dicas de Meditação
Comece devagar
Para principiantes, basta meditar durante 10 minutos por dia. Comece por escolher um local calmo onde não tenha distracções.
Tente não exercer demasiada pressão sobre si próprio, se não conseguir concentrar-se, todos nós temos dificuldade em “silenciar” as vozes interiores dos nossos pensamentos. Após um ou dois meses pode já sentir os efeitos.
Acalme a sua mente
Feche os olhos, mantenha o corpo direito e tente remover qualquer tensão física. Tente criar um vazio na sua mente sem se agarrar a qualquer pensamento, como se estivesse a olhar para uma tela em branco.
Escolher um objeto para meditação: pode ser uma pedra ou um cristal, um mantra ou uma parte do corpo. Abaixo mostramos-lhe como meditar com uma pedra:
- Abra os olhos e comece a meditação olhando para a pedra que escolheu, que é pura e carregada de energia;
- Também pode segurar a pedra na mão, por isso comece por observar a sua cor, forma e peso;
- Quando estiver pronto, feche novamente os olhos e sinta a energia da pedra no seu corpo;
- Tenha o cristal em mente para que se possa aproximar de níveis mais elevados de consciência.
A resposta é a respiração
O passo seguinte é concentrar-se na respiração, que é o principal objectivo da meditação. Desta forma, livra-se dos pensamentos que o incomodam diariamente e concentra-se na nova actividade de respirar.
Respire fundo e sinta o ar a entrar nos seus pulmões e a expandir-se. Depois deixar sair o ar e concentrar-se no processo de respiração;
Tente estar presente e concentre-se no som da respiração. Desta forma, entra-se num estado em que se está a concentrar no movimento do ar que entra e sai pelas narinas. Isto irá ajudá-lo a relaxar e a limpar a sua mente;
Repetir o processo.
Postura reta?
Pode praticar meditação em qualquer posição que lhe seja mais confortável. Não tem necessariamente de cruzar as pernas na posição de lótus com as palmas das mãos abertas a descansar de joelhos. Pode meditar deitado, em pé, sentado numa cadeira ou apoiado numa almofada.
A postura correcta é aquela que lhe permite não se mover por muito tempo. É importante que não se sinta desconfortável, pois a sua atenção irá voltar-se completamente para a dor e distrair-se da meditação.
Agora pratique
Porque a meditação é uma prática que se deve tornar um hábito, é normal sentir-se desconfortável no início. A prática pode ajudá-lo a manter a sua atenção e permanecer calmo por muito tempo sem sentir dor.
Rochas de Meditação
Quando tiver aprendido a meditar, é importante sintonizar com a frequência da sua pedra escolhida enquanto medita. Outra dica é carregar a pedra e/ou cristal na sua bolsa para o lembrar do seu tempo de meditação, para além de amplificar e canalizar a sua energia vital.