Corrida e seus benefícios! Conheça a seguir
Correr é uma forma de cuidar da sua mente e do seu corpo. Já deve ter ouvido falar de pelo menos alguns dos muitos benefícios da actividade física. A corrida pode proporcionar muitos beneficios a sua saúde e neste post você ficará por dentro da sua importância.
Uma das coisas que normalmente lhe fazem falta porque normalmente está mais preocupado com os efeitos sobre o corpo físico é a promoção da saúde mental.
A corrida é libertadora por si só. É por isso que tantas pessoas encontram uma lacuna na sua agenda para calçar os seus sapatos de corrida e passar alguns minutos a correr. É um momento em que se pode pôr de lado as preocupações e tensões da vida quotidiana e concentrar-se apenas em estar presente.
O coração bate mais depressa, a respiração acelera e uma sensação quase intoxicante de bem-estar toma conta do corredor. Correr, no entanto, não é assim tão fácil. Requer empenho e disciplina. Contudo, os benefícios da superação da preguiça e da procrastinação valem bem a pena!
Benefícios da corrida conheça a seguir:
Se nunca correu antes ou não está habituado à actividade física, separámos alguns benefícios para o manter motivado!
1. A corrida é uma forma de se livrar do stress acumulado
Quando se move vigorosamente, as chamadas hormonas da felicidade, endorfina e dopamina, são libertadas no cérebro. O estado de espírito muda em segundos e o stress é deslocado.
O hábito de correr também ajuda na luta diária contra este mal, porque prolonga o bem-estar. A equação é simples: quanto mais se corre, mais fácil é para o corpo habituar-se aos bons sentimentos e ser capaz de “agarrar-se” a eles. Por conseguinte, será mais fácil enfrentar o stress.
2. O stress é mais fácil de lidar.
A corrida é uma actividade que requer concentração e determinação para superar os obstáculos de um estilo de vida sedentário e de fadiga. Além disso, quando se leva para o trilho, especialmente ao ar livre, é necessário concentrar-se nos seus movimentos para não esbarrar com ninguém.
O resultado deste esforço quase involuntário é uma melhor concentração na vida quotidiana. O seu cérebro aprende a ver o quadro geral em vez de se deter em pequenos pontos negativos, e pode gerir melhor as suas emoções para ultrapassar problemas.
3. Promove a circulação sanguínea
Este é um benefício que pode ajudar toda uma série de corredores: pessoas com hipertensão, diabetes, colesterol elevado ou taquicardia, pessoas com trabalhos sedentários ou com excesso de peso que por vezes sentem o seu coração bater mais depressa sem razão, e mesmo pessoas com problemas cardíacos.
Nestes casos, contudo, é necessário consultar um cardiologista que lhe dará as instruções necessárias para levar a cabo esta actividade.
Por ser uma actividade aeróbica, a corrida melhora a capacidade do coração. O coração é, afinal, um músculo que, como outros músculos, precisa de estimulação para ficar mais forte. Os corredores experientes têm corações mais saudáveis porque este órgão trabalha mais para bombear sangue durante a actividade.
Em repouso, o ritmo cardíaco é mais baixo porque o coração não tem de trabalhar tão arduamente para levar sangue ao resto do corpo. A falta de cardioactividade tem o efeito oposto. O coração bate mais depressa em repouso, o que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
4. Acalma a mente
Já reparou que quando pensa demasiado, os seus músculos ficam tensos e o seu coração acelera? Pode até ter uma enxaqueca no final do dia por causa dos seus pensamentos.
A corrida tem a capacidade de relaxar o corpo e a mente. A sensação de calma que geralmente ocorre logo após a actividade física está em parte relacionada com as hormonas de felicidade libertadas no cérebro.
No entanto, desligar-se do mundo durante algum tempo e concentrar toda a sua atenção na corrida também contribui para um estado de espírito mais calmo.
5. Melhora a função cerebral
O cérebro funciona melhor com uma actividade aeróbica constante. Isto porque as ligações entre a rede frontal-parietal e outras áreas relacionadas com a memória e o auto-controlo são mais fortes e mais ricas.
Por outras palavras, ele ou ela pode adaptar-se às mudanças muito rapidamente e executar várias tarefas ao mesmo tempo.
6. Desperta a criatividade e a produtividade
Já ouviu o conselho de dar um passeio e desanuviar a sua cabeça quando tem um problema que aparentemente não tem solução? Quando corre, para além de mudar o seu foco para questões não resolvidas e poder ver detalhes que não notou à primeira vista, está energizado para produzir.
Mais energia significa mais produtividade no trabalho e em projectos pessoais. É desta forma que as pessoas fisicamente activas conseguem inserir dezenas de reuniões nos seus ocupados horários nas horas que antecedem e que se seguem às suas obrigações.
7. Previne a fadiga
Pode parecer contraditório porque está a exercer mais esforço físico. Por conseguinte, estará mais cansado e precisará de descansar mais. No entanto, a verdade é que os corredores estão menos cansados.
Mais uma vez, as hormonas da felicidade são as principais responsáveis por isto. Além de se sentirem bem, libertam uma bomba de energia no seu corpo que pode torná-lo produtivo por muito mais tempo.
Outra razão é um melhor ritmo cardíaco, cerca de 60 batimentos por minuto. As pessoas com trabalhos sedentários precisam de mais batimentos cardíacos para fazer circular o sangue. Isto faz com que o corpo trabalhe mais e a fadiga se torne uma constante na vida das pessoas sedentárias.
Outros factores também contribuem para a sensação de constante cansaço, que também é causado por um estilo de vida sem exercício. Uma delas é a maior produção de melatonina, a hormona do sono.
8. Reduz os sintomas de ansiedade
As pessoas ansiosas devem praticar alguma actividade física. A corrida é uma das melhores alternativas para os ajudar a cuidar da sua saúde mental! Afinal, já se sabe que correr acalma a mente, produz boas hormonas e reduz o stress.
Uma vez que a ansiedade aumenta com pensamentos caóticos e mau humor, é lógico que queira puxar os seus velhos ténis para fora do armário e começar a correr imediatamente, certo?
Uma dica para os ansiosos é iniciar a atividade sozinhos. Actualmente, existem muitos grupos de corredores na Internet e no WhatsApp. No entanto, o compromisso de se conformar com eles e seguir o ritmo das pessoas mais experientes pode eventualmente desencadear ansiedade.
Portanto, comece ao seu próprio ritmo num local confortável, e uma vez confiante nas suas capacidades, procure grupos com a mesma opinião para o manter motivado.
Superar a Ansiedade
9. Aumenta a auto-estima
Aqueles que começam a correr notarão não só uma melhoria no desempenho físico de hora em hora, mas também na auto-estima e confiança. Para além das questões biológicas, à medida que se melhora num passatempo ou actividade, também se ganha auto-confiança.
Os resultados da aquisição de experiência são sempre um grande motivador! Eles alimentam o desejo de correr mais, mais depressa ou mais tempo.
A auto-confiança conquistada durante transitará em breve para outras áreas da sua vida. As pessoas à sua volta começarão provavelmente a notar as mudanças e mais oportunidades se apresentarão.
10. Melhoria do estado de espírito
Embora possa parecer difícil manter um bom humor todos os dias, é a melhor alternativa para a saúde mental. Uma vida humorística é emocionalmente e fisicamente mais saudável! Vive sem stress e mantém afastadas as doenças e perturbações mentais.
A corrida afasta os maus humores e permite cultivar um estado emocional mais suave. Com quantidades adequadas de hormonas de felicidade no seu cérebro, é mais fácil dar às coisas boas da vida a sua devida importância.