Emagrecer nunca é tarde! 5 dicas para perder peso
Quando se fala em emagrecimento temos muita vontade de começar, porém emagrecer não é fácil, por isso resolvemos listar a você 5 dicas que irão te ajudar a emagrecer.
Nunca é demasiado tarde para começar com o objetivo de melhorar a sua saúde, desempenho e aptidão física. Mas ainda mais desafiante do que perder peso é mantê-lo afastado.
Isto acontece porque muitos, motivados a “secar“, conseguem resultados rápidos mas com atitudes que não são sustentáveis a longo prazo. Assim que esta excitação inicial se desgasta, o peso regressa.
Emagrecer: 5 dicas nunca é tarde para começar
1. Diga adeus aos carboidratos
Este é considerado um dos erros universais na prática dietética actual. Algumas pessoas acabam por generalizar e eliminar todos os tipos de hidratos de carbono da sua dieta.
Contudo, esquecem-se que existem hidratos de carbono ricos em fibras e nutrientes que são essenciais para a perda de peso. Sem mencionar que o corpo necessita deste macronutriente para a síntese muscular.
2. Evite fica beliscando o tempo todo
Após a perda de peso, é necessário manter um gasto calórico óptimo para evitar a recuperação de peso. A desordem que impede a consolidação da perda de peso é o snacking.
Isto porque estas calorias passam de forma discreta e inofensiva. O medo vem mais tarde porque podem causar um aumento significativo no equilíbrio calórico.
3. Dormir mal
Durante o sono, ocorre a regulação das hormonas básicas da saúde humana, para além das que afectam o apetite, como o ghrelin e a leptina. Quando dormimos mal, os níveis de cortisol, que é considerado uma hormona de “stress”, também aumentam.
Neste contexto, o indivíduo sente-se mais cansado no dia seguinte e tem um apetite não regulamentado, o que leva a procurar mais alimentos densos em calorias sem se encher de facto.
4. Regimes restritivos
Um protocolo alimentar que priva um indivíduo do contacto com alimentos de que ele ou ela gosta pode aumentar os anseios e as ânsias, para além do stress. O contacto com ingredientes e receitas de que gosta, mas de uma forma equilibrada, pode também ajudá-lo a perder peso.
Se um plano de alimentação é adaptado às necessidades de uma pessoa, a alimentação atenta torna-se um hábito permanente.
5. Baixa ingestão de água
Um hábito que deveria ser trivial e que ainda é um desafio para muitos. A água potável contribui mais para a perda de peso do que a simples promoção da hidratação. Isto porque mesmo para queimar gordura, o corpo precisa deste líquido. Para não falar da síntese muscular, outra questão extremamente importante.