Obesidade x autoestima: como lidar? Saiba mais

Considerada uma doença crónica, a obesidade é um grave problema de saúde que prejudica o bem-estar de uma pessoa e afecta várias áreas do corpo. Para além do físico, a obesidade também compromete o sistema emocional de uma pessoa, destruindo a auto-estima e levando os pacientes obesos a uma depressão profunda devido às suas próprias dificuldades de auto-aceitação.

A pessoa obesa, vista pela sociedade como uma pessoa sem vontade ou descuidada, pode sofrer de grandes problemas de auto-estima, tanto devido a dificuldades pessoais como devido a pressões vindas do mundo exterior.

A baixa auto-estima, que inclui o que se gostaria de ser e o que se pensa ser, é capaz de exacerbar ainda mais os problemas das pessoas na luta contra a obesidade, encorajando maior auto-dúvida e maior vergonha sobre a sua situação.

Obesidade e auto-estima: como lidar com ela?

A dupla relação entre auto-estima e obesidade
É mais simples do que parece, mas estes dois problemas estão ligados numa relação recíproca: enquanto a obesidade causa baixa auto-estima através do insulto emocional que vive entre os sentimentos da pessoa obesa, a baixa auto-estima promove maus hábitos alimentares e de estilo de vida que geram um maior ganho de peso e contribuem para o agravamento dos casos de obesidade.

Este segundo elo consiste no seguinte círculo vicioso: frustração e ansiedade, encorajadas pela baixa auto-estima, estimulam o desejo de comer, o que por sua vez estimula a gratificação imediata, seguida de culpa e remorso pelos fracassos cometidos, capaz de voltar ao sentimento de angústia que encoraja todas as acções desde o início.

Como melhorar a sua auto-estima confrontando a obesidade
Obesidade e auto-estima: como lidar com ela?

Na luta contra a doença, é preciso ser ainda mais forte e corajoso para mudar a própria imagem e investir numa atitude positiva capaz de ajudar a combater a doença e promover uma mudança real. Para parar a baixa auto-estima, começar com a auto-aceitação, compreendendo as causas dos erros e dando um novo significado aos erros através da compreensão.

A partir daí, comece a respeitar-se, evitando ceder a comportamentos impróprios e investindo na sua auto-estima. Nesta altura, o investimento começa a avançar.

Pode começar a melhorar a sua saúde e condição quando aceitar a sua situação actual e lutar pela mudança, valorizando a sua beleza interior natural e confiando em si próprio. Caminhar começa com a sua própria força, por isso avalie o seu progresso e motive-se nesta batalha.

Como emagrecer de maneira motivada? 

Existem centenas de “fórmulas mágicas” para remover o excesso de peso. Estas são dietas de origem duvidosa que podem colocar a sua saúde em risco. Contudo, para perder peso de forma saudável, existem apenas três passos: fazer exercício regularmente, manter uma dieta equilibrada e, acima de tudo, não negligenciar a sua auto-estima.

Segundo o endocrinologista Julio Cesar Santos, o último elemento é indispensável para perder peso e não voltar a recuperá-lo. É também o que o faz sabotar o regime ou criar disciplina para realizar o objectivo de emagrecer a silhueta. “A baixa auto-estima significa, entre outras coisas, grande insegurança. Uma pessoa insegura tem dificuldade em sentir-se motivada para grandes desafios. E perder peso é um grande desafio”.

Venha hoje mesmo se motivar a participar de um novo desafio que vai te garantir emagrecimento em 30 dias inscreva-se clicando aqui.

 

Jessica

Website: